1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024 avalia 483 animais em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia

 A cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra sediou a primeira etapa do 26º Circuito Nelore de Qualidade, com a avaliação de 483 machos e fêmeas Nelore. Realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, esta etapa contou com a participação de 12 pecuaristas e foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pela Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebú), com o apoio do frigorífico Fridosa.

“Iniciando a terceira temporada de avaliações de carcaças na Bolívia, vemos que os criadores seguem realizando um ótimo trabalho, colhendo os resultados propiciados pela seleção genética implementada naquele país”, comenta o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

Com o passar do tempo e a realização de novas etapas, o que pode ser verificado é o compromisso com a produção de carne Nelore de qualidade. A primeira etapa realizada na Bolívia em 2024, demonstrou qualidade semelhante ao observado nas etapas anteriores. Os animais participantes se apresentaram muito jovens, evidenciando a precocidade de terminação, com um peso médio mais elevado quando comparado às etapas realizadas na mesma época em 2022 e 2023.

 

Melhor Lote de Carcaças de Machos 

Dos 343 machos avaliados, 78% apresentaram dentição de leite completa, indicando uma faixa etária de 18 a 20 meses. A média de peso registrada foi de 274,7 quilos (18,3 arrobas). Além disso, 47,5% desses animais exibiam uma cobertura de gordura classificada como mediana ou uniforme.

Luciano Dagnoni, da Agropecuária Mônica (da cidade de Pailón), recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi concedida a Alejandro Ribera Guardia, da Hacienda Parabanó (Pailón), enquanto Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol (Cabezas), recebeu a Medalha de Bronze.

Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol, localizada em San Julian, foi premiado com a Medalha de Ouro pelo Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens com Suplementação.

 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 

Entre as 140 fêmeas avaliadas, 83% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, cerca de 2 anos de idade. A média de peso registrado foi de 216 quilos (14,4 arrobas). Além disso, 84% desses animais exibiam uma cobertura de gordura classificada como mediana ou uniforme.

O título de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens foi conquistado por Marcelo Fernando Muñoz Añez, da Cabaña Moxos (Okinawa). Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol (Cabezas), recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi concedida a Carlos Enrique Muñoz Añez, também da Cabaña Moxos (Okinawa).

Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol (San Julian), foi premiado com a Medalha de Ouro pelo destaque no Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens com Suplementação.

Além disso, tanto Marcelo Fernando Muñoz Añez quanto Mário Ignácio Anglarill Serrate foram ganhadores da Medalha Ouro Branco devido à qualidade e uniformidade de seus lotes.

 

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem