Problemas de cascos compromete saúde e bem-estar de bovinos

 As afecções podais, também conhecidas como problemas de cascos, são comuns em bovinos leiteiros e de corte e podem ter várias causas, incluindo genética, manejo, ambiente e nutrição inadequados. "Em confinamento, por exemplo, a umidade pode se acumular no solo, tornando-o macio. Isso pode levar à erosão dos cascos e aumentar o risco de infecções bacterianas e podridão do casco", explica a médica-veterinária Monique Hoffmann, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec do Brasil.

Os prejuízos econômicos são significativos, já que o problema interfere na produtividade, aumenta os custos com tratamentos veterinários e pode levar até a perda de animais. "Os animais podem ter desde uma claudicação leve até a incapacidade de permanecer em estação ou dificuldade em se locomover. Além disso, esses problemas causam dor e desconforto, afetando sua saúde e bem-estar", ressalta a veterinária.

De acordo com a veterinária da Syntec, os pecuaristas devem tomar alguns cuidados de manejo para evitar o problema, como dieta balanceada, ambiente limpo e seco, manejo adequado do rebanho e inspeções regulares dos cascos para identificar precocemente qualquer problema e tratar adequadamente. "Ausência de uso do pedilúvio, pisos abrasivos, ambiente com solo úmido, traumas, falta de conforto nas instalações, problemas nutricionais, ocorrência de doenças sistêmicas e a predisposição genética. Todos podem provocar problemas nos cascos. É importante fazer uma análise em todos esses pontos críticos citados para a prevenção das afecções podais e caso diagnosticado, fazer o tratamento o mais breve possível".

Para auxiliar os criadores, a Syntec do Brasil disponibiliza Oxitetraciclina L.A 20%, antibiótico injetável de amplo espectro de ação. O produto é indicado para infecções locais e sistêmicas causadas por micro-organismos gram-positivos e gram-negativos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 20 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem