Fêmeas pets precisam de cuidados especiais para manter saúde e bem-estar durante a gestação

 A gravidez é um momento delicado para humanos e pets. Durante toda a gestação do animal é necessário que o tutor tenha atenção redobrada e cuidados especiais para garantir a saúde da mãe e dos filhotes. “Geralmente, a gestação em cachorras dura em média de 58 a 68 dias, já em gatas, de 64 a 67 dias. Nesse período acontecem diversas mudanças tanto físicas como comportamentais”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.

De acordo com a veterinária, a nutrição nesse período é um dos pontos que requerem mais atenção. “É importante também observar casos de excesso de peso, pois pode ser perigoso para a prenhez. Sempre é importante consultar um veterinário para escolher a ração adequada ou os suplementos específicos e, caso seja necessário, ajustar corretamente a quantidade dos alimentos.”
A especialista ressalta que caminhadas leves e brincadeiras são importantes, mas é preciso evitar atividades extenuantes que possam estressar a mãe. Além disso, ela alerta para parasitas intestinais que podem ser transmitidos para os filhotes durante a gestação ou no momento da amamentação. “As fêmeas prenhas devem ser vermifugadas no momento certo para que os filhotes estejam protegidos. Devemos lembrar que a vermifugação faz parte do tratamento e deve ser feita sempre com a orientação de um médico-veterinário.”
Stefanie alerta para os sinais de desconforto ou complicações, como falta de apetite, vômitos excessivos ou letargia. “Lembre-se de que cada espécie é diferente. Então, tenha o acompanhamento de um especialista durante a gestação para obter orientação específica para o seu pet. E não esqueça de manter a carteirinha de vacinação e de vermifugação atualizada para garantir a saúde e o bem-estar”, finaliza.
informações acesse:
www.syntec.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem