Equitação: conheça modalidades esportivas equestres e seus benefícios

 

Engana-se quem acredita que a equitação é apenas um método de aprender alguma modalidade esportiva com os cavalos. A prática tem uma função social importante, podendo funcionar como um esporte, uma terapia e até mesmo lazer para quem pratica. "Montar a cavalo traz uma experiência única de conexão com o animal, impactando positivamente o bem-estar físico, mental e emocional de quem pratica", destaca Maria Amélia Salviano, gerente de marketing equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil.  

As modalidades esportivas que envolvem a equitação são variadas, como o salto, onde o cavalo e seu cavaleiro devem superar obstáculos, envolvendo além de equilíbrio, uma enorme conexão do cavaleiro com o animal. Há também a modalidade de rédeas, em que os atletas guiam o cavalo por meio de uma sequência de padrões predefinidos, realizando movimentos precisos e fluídos. Outra modalidade interessante é o enduro equestre, competição de longa distância em que os conjuntos, cavalo e cavaleiro, percorrem determinado percurso em terreno variado, como trilhas naturais, estradas de campo e trilhas florestais.   

Além de se destacar como esporte, a equitação tem grande potencial para colaborar com a saúde das pessoas. "A equoterapia é um método que utiliza a equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com necessidades especiais. A atividade reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade como forma de terapia psicomotora para pessoas com determinada deficiência ou com necessidades especiais. Além de, claro, ajudar o desenvolvimento emocional, por meio da ligação entre homem e cavalo", acrescenta Maria Amélia.  

Entre os benefícios da equoterapia estão estimulação física, emocional e psicológica, desenvolvimento cognitivo, integração social e melhoria expressiva na qualidade de vida. "Utilizar o cavalo como tratamento terapêutico proporciona sensação de paz e confiança, ideal para reduzir o estresse e a ansiedade". 

Um ponto importante para o bom desempenho da equoterapia, por exemplo, é o acompanhamento multiprofissional, envolvendo profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e médicos-veterinários. "Veterinários garantem que o animal esteja apto a realizar tais funções e isso só é possível por meio dos cuidados básicos de saúde. É importante ressaltar que o bem-estar dos cavalos deve ser levado em consideração para quaisquer atividades que ele pratique. Por isso, a Vetnil está sempre aliada à classe veterinária, contribuindo com sua atuação e investindo em capacitação e desenvolvimento", completa Maria Amélia.  

Sobre a Vetnil     

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 foi a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Saúde Animal.  

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem