Alta produtividade de leite está ligada à saúde gastrointestinal de vacas leiteiras

 

. Trouw Nutrition aposta em solução inovadora e anuncia Selko® | Lactibute

. Empresa realiza evento prévio ao Curso Novos Enfoques com especialistas internacionais

 

Obter alta produtividade na pecuária leiteira é um desafio que envolve várias frentes. Proporcionar bem-estar aos animais é uma das prioridades e isso passa pela saúde gastrointestinal das vacas. “Um sistema digestivo saudável é fundamental para a absorção adequada de nutrientes e produção de leite com alta qualidade. Manter o bom desempenho produtivo é um grande desafio nas fazendas, especialmente diante dos fatores negativos que se acumulam no período próximo ao parto, incluindo redução no consumo de alimentos, mudanças na dieta, condições ambientais, interações sociais e doenças infecciosas. Esses fatores têm impacto direto na saúde e na qualidade intestinal das vacas, comprometendo a eficácia da barreira intestinal”, alerta Davi Brito de Araujo, gerente global da Selko, marca de aditivos alimentares da Trouw Nutrition. 

 

Segundo Davi Brito, o comprometimento da barreira intestinal, também conhecido como leaky gut (síndrome do intestino permeável), ocorre quando as junções das células do revestimento do intestino (mucosa intestinal) se tornam mais permeáveis do que o normal, permitindo a passagem de bactérias e toxinas do lúmen intestinal para a corrente sanguínea. Como resultado, pode haver acionamento do sistema imune em virtude do quadro inflamatório, com gasto energético elevado para a vaca – provocando prejuízo à saúde e à performance do animal e, consequentemente, à rentabilidade do produtor.

 

Para contribuir para o sucesso da pecuária leiteira, a Trouw Nutrition lança o prebiótico Selko® | Lactibute. “O produto foi desenvolvido após anos de intensas pesquisas. Seu modo de ação patenteado e único reduz a permeabilidade intestinal e melhora a partição de energia, colaborando para o aumento da produção e da qualidade do leite”, destaca Gabriela Kimerling, coordenadora de negócios Feed Additives da Trouw Nutrition. 

 

O lançamento de Selko® | Lactibute ocorrerá em evento exclusivo “A Nova Fronteira: Saúde Gastrointestinal e Seu Impacto na Produção de Leite”, promovido no dia 20 de março em Uberlândia/MG, na noite que antecede o Curso Novos Enfoques 2024, e terá a participação de quatro renomados especialistas: Barry Bradford, da Universidade Estadual de Michigan; Lance H. Baumgard, da Universidade Estadual de Iowa; José Eduardo P. Santos, da Universidade da Flórida; e a doutora Victória Sanz-Fernandez, médica-veterinária e pesquisadora da Trouw Nutrition na Holanda, que farão as palestras “Fatores-Chave que Influenciam a Digestibilidade em Bovinos de Leite”, “Agentes Estressores que Causam Inflamação Intestinal e Estratégias Práticas a Serem Consideradas”, “O Impacto da Doença na Produtividade e Fertilidade de Rebanhos Leiteiros” e “Selko® Lactibute: Uma Nova Ferramenta na Manutenção da Saúde e Integridade Intestinal”. 

 

“A qualidade intestinal é fundamental para garantir um rebanho saudável e produtivo. Porém, como diversos fatores que podem afetá-la negativamente, os produtores devem estar sempre atentos e buscar estratégias que amenizem os impactos sobre a produtividade”, finaliza Gabriela Kimerling, coordenadora de negócios Feed Additives da Trouw Nutrition.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem