Já imaginou você não precisar pegar filas nem ficar esperando o medicamento que você precisa chegar na farmácia do posto de saúde em sua cidade? Pois é!
Essa situação de esperar por medicamentos pode estar com os dias contados.
Um projeto apresentado pelo ex-deputado distrital e atual suplente, Carlos Tabanez, pode mudar a forma como a população do Distrito Federal acessa medicamentos da rede pública.
A proposta, protocolada nesta segunda-feira (04/08) e encaminhada ao governador Ibaneis Rocha, sugere que farmácias previamente cadastradas sejam credenciadas para distribuir gratuitamente os remédios que hoje estão disponíveis apenas nos postos de saúde.
A medida, segundo Tabanez, tem como objetivo eliminar filas, reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população aos medicamentos, especialmente em casos em que há falta de estoque na rede pública.
![]() |
Tabanez protocola proposta para acabar com filas e espera por medicamentos no DF – Foto Reprodução |
— “Esse sistema poderá contribuir significativamente para aumentar a eficiência e ampliar o acesso da população aos medicamentos”, destacou o ex-parlamentar.
Com a mudança, os pacientes não dependeriam apenas das farmácias dos postos de saúde. Poderiam retirar seus medicamentos em estabelecimentos credenciados, próximos de suas casas, o que facilitaria principalmente a vida de idosos, pessoas em tratamento contínuo e moradores das regiões administrativas mais afastadas bem como o Plano Piloto.
Tabanez já é conhecido por iniciativas voltadas ao atendimento social. Entre elas, o programa “Visão para Todos”, que garante exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes da rede pública, e o “Abrindo Horizontes”, que oferece cursos profissionalizantes online gratuitos e com certificado, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
![]() |
Tabanez protocola proposta para acabar com filas e espera por medicamentos no DF – Foto Reprodução |