Natural de Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, MC Carioca é um dos principais nomes do funk na cena cultural brasiliense. Com músicas autorais e clássicos do estilo, o cantor tem ganhado o público da capital com o "funk raíz", que traz letras mais leves e ritmos dançantes. Com atitude e irreverência, MC Carioca consagrou hinos como Volta pra mim, Para Sempre Dreadslock e Novinha número 1, chegando a se apresentar recentemente em Portugal.
No Distrito Federal (DF), Mc Carioca se apresentou em várias casas de show renomadas da cidade como Macadâmia, Caribeño, Pixy, Café Cancún, The Beer, Platz, Dal Mare, Don Taco, Frei Caneca, Show Bar, Bandush, entre outros. MC Carioca ganhou visibilidade em 2016, quando se tornou residente do Calaf nas noites de quinta-feira. Em 2017 e 2018, agitou diversas festas, passando por casas noturnas de renome da cidade, como Bamboa, Mormaiii e Santa Teresa. Foi também uma das atrações principais dos três anos consecutivos do Carnaval de Brasília, junto com os blocos Eduardo e Mônica e 7 na Roda.
Em 2019, o funkeiro foi mais longe, desta vez em Lisboa, capital de Portugal. Nesse mesmo ano foi o primeiro MC a se apresentar em um evento só para oficiais militares dentro de uma base aérea, na Festa Maryba, realizada base aérea de Anápolis (GO).
São 21 anos de estrada, com direito a participações memoráveis ao lado de artistas consagrados da música nacional, como MC Buchecha, Gaiola da Popozudas, MC Koringa, Dj Tubarão, Fat Boy Slim e Chiclete com Banana. MC Carioca não só conquistou o DF, mas também diversos Estados por onde passou, levando alto astral e música de qualidade, principalmente nas casas mais badaladas de Goiás e Minas Gerais.
Trajetória
Rodrigo Rodrigues (MC Carioca), 35 anos, cresceu na periferia do Rio de Janeiro, no bairro Honório Gurgel. Apesar de muitas dificuldades, viu no funk a oportunidade de transformar sua infância.
Descolado e muito curioso, gostava de curtir a música nas ruas acompanhando o som de vários MC ́s que se apresentavam sem pretensão.
O cantor chegou a Brasília aos 12 anos para morar com uma tia. Estudou na Escola Classe da 409 na Asa Norte, local onde fez amizades e começou seus primeiros versos. Aos 16, com sotaque característico dos cariocas, ganhou dos brasilienses o apelido de "MC Carioca", nome escolhido para se lançar profissionalmente mais tarde. Foi aliando diversão e criatividade, que o cantor resolveu investir no funk, tendo como principal referência o grupo Rap Brasil, que embalou gerações desde os anos 1990.
Com personalidade marcante, simpatia, alegria, forte presença de palco e talento de sobra, MC Carioca segue sempre inovando na sua carreira. Músicas autorais e versões próprias de sucessos antigos são alguns diferenciais do artista, que tem mandado aquele "funk do bom" e "de raíz" com estilo e diversão.
Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho deste Site:
https://mccarioca.com.br/
Instagram:
https://www.instagram.com/mccariocadofunk?igsh=eHU1bXF2ZXl4Y3Vo&utm_source=qr
Por: Clarice Gulyas