Projeto Bigsal no Campus oferece experiência prática para formandos na unidade fabril de Ji-Paraná (RO)






Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e do Centro Universitário Unifacimed participaram de visitas à companhia


A unidade de Ji-Paraná da Trouw Nutrition, a Bigsal, líder em nutrição animal na região Norte do país, iniciou o projeto educativo "Bigsal no Campus".  A iniciativa tem como objetivo central proporcionar experiências práticas do processo industrial para estudantes de cursos ligados ao agronegócio, proporcionando experiências para as carreiras profissionais dos formandos de universidades de Rondônia.


Segundo o consultor técnico da Bigsal | Trouw Nutrition, Jorge Borges, o responsável de cada setor da fábrica reúne os principais profissionais envolvidos no processo de produção para apresentar cada uma das etapas aos estudantes. "Além da oportunidade de ouvir especialistas e adquirir conhecimento sobre a fabricação de rações animais, os alunos acompanham de perto como tudo funciona na prática, saindo da teoria e do imaginativo para conhecer a realidade de uma indústria", explica Borges.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – campus de Colorado do Oeste e de Jaru, além do Centro Universitário Unifacimed – campus Cacoal, foram as instituições pioneiras do projeto, levando mais de 95 alunos para visitar a unidade industrial da Trouw Nutrition. Além da visita na fábrica, o time Bigsal | Trouw Nutrition  foi até os respectivos locais de ensino para levar ainda mais conhecimento para os alunos.


"É extremamente gratificante contribuir com a disseminação de conhecimento técnico do time de Ji-Paraná. A primeira etapa do projeto foi concluída com muito êxito. A expectativa para o próximo ano é de que seja ainda melhor", destaca Roberto Paschoalin, gerente de planta da unidade de Ji-Paraná.


Para a prof. Marilene dos Santos Maciel, da IFRO – campus Jaru, que embarcou nessa experiência com alunos do 4° período de medicina veterinária, o melhor é vê-los empolgados e projetando suas carreiras profissionais. "Foi uma visita muito rica para eles, já que a maioria não conhecia uma indústria de nutrição animal do porte da Bigsal | Trouw Nutrition. Muitos saíram de lá com um leque de perspectivas e alguns até demonstraram interesse na produção de insumos para a nutrição animal", constatou a profa.


Paschoalin acrescenta que, por meio do "Bigsal no Campus", a empresa consegue mostrar para os alunos, na prática, o propósito da Trouw Nutrition que é Alimentar o Futuro. "A mensagem foi passada com êxito. Devemos exercer nossas atividades de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente, para tornar o negócio dos clientes ainda mais vantajoso e lucrativo", diz.


"O plano é expandir o projeto para outras unidades da Trouw Nutrition. Em princípio, para alunos de carreiras do agronegócio e, futuramente, para estudantes de engenharia", finaliza.


Para participar do projeto, as universidades interessadas devem entrar em contato com a Bigsal | Trouw Nutrition e cadastrar as turmas dos cursos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem