Suplementação nutricional impacta desempenho reprodutivo de touros, explica especialista da Champion




 A pecuária evolui em direção ao contínuo aumento da oferta de carne de qualidade para atender à crescente demanda da população mundial. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, em 2050, seremos mais de 9 bilhões de pessoas. "Para proporcionar segurança alimentar, a pecuária brasileira precisa evoluir e adotar o que há de moderno em todas as áreas relativas à produção, seja sanidade, nutrição, bem-estar e reprodução animal", explica o médico-veterinário Claudio Rodrigues, Diretor Técnico e Comercial da Champion.

A parte reprodutiva da propriedade pecuária tem papel relevante nesse processo. Os touros, tanto nas centrais de sêmen, e nas propriedades, também possuem papel importante na base da cadeia produtiva. Isso pensando em mais bezerros/vaca/ano e no melhoramento genético do rebanho. "Por isso, a saúde reprodutiva dos touros e sua qualidade espermática é crucial para o desenvolvimento da atividade", diz o especialista.

Entre os principais fatores relativos à qualidade do sêmen estão a integridade da membrana e a quantidade de defeitos totais dos espermatozoides, além de sua motilidade progressiva. "É muito importante garantir que esses índices estejam em bom nível. Caso contrário, o touro até pode ter qualidade genética para passar ao plantel, mas isso não ocorre efetivamente devido à dificuldade na multiplicação dessa genética pois a reprodução tende a falhar", completa Rodrigues.

Pesquisas apontam que a principal vilã da qualidade espermática é a peroxidação lipídica, que contribui para a perda de motilidade e viabilidade espermática do material genético dos touros. Essa oxidação pode ser combatida por meio de uma inovadora dieta aditivada por suplementos que contribuem para garantir a atividade antioxidante, com melhoria do padrão da qualidade espermática.

Ciente destes desafios, a Champion desenvolveu em parceria com a Bio Reprodução Animal, através do Dr Mauricio Peixer, e com o Qualitas Melhoramento Genético, em nome do Dr Leonardo Nishimoto, o Andro Boost. "Por meio de pesquisas in vitro e a campo, apresentamos ao mercado uma solução nutricional para evoluir a saúde reprodutiva dos touros. Bovinos suplementados com Andro Boost apresentaram melhoria significativa na integridade da membrana dos espermatozoides, além de redução nos defeitos", informa o médico-veterinário.

Os testes a campo reduziram em 50% o total de defeitos espermáticos dos bovinos após 60 dias de ingestão de Andro Boost. O suplemento nutricional é composto por vitaminas, minerais e um blend especial de óleos essenciais.

"Com o desafio imposto para aumento de produtividade, o pecuarista que não aderir à tecnologia e acompanhar a evolução da pecuária não resistirá aos desafios do mercado. Para colaborar com o sucesso da atividade, desenvolvemos soluções que promovem Sinergia Produtiva entre nutrição, sanidade e bem-estar, pontos que contribuem para o aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade", finaliza Claudio Rodrigues.

Sobre a Champion – Fundada em 1959, a empresa tem como compromisso o desenvolvimento de produtos voltados para o bem-estar, saúde e nutrição dos animais e proteção das pessoas. A Champion possui duas unidades industriais em Anápolis (GO), onde também conta com um Centro de Pesquisas em parceria com a UFG para o fomento e desenvolvimento de tecnologia para uma produção pecuária cada vez mais sustentável. Com presença nacional, também atua no mercado internacional, através de operação própria nos Estados Unidos e exportação de matérias-primas para diversos países. Mais informações: www.champion.ind.br ou no telefone e whatsapp 0800 723 1616.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem