Bio Caldo - Quit Alimentos

Sustentabilidade no agro: Fungos no combate à pragas nos cafezais

 Artur Teixeira, coordenador técnico do Grupo Vital, explica como esses insumos biológicos podem auxiliar na produtividade da cultura sem oferecer riscos à saúde humana


Assim como ocorre em outras culturas, o café não está livre de pragas. Entre elas, a mais famosa é a broca-do-café, que reduz o peso do grão em até 20% e causa grande prejuízo para os produtores. Uma das soluções encontradas para o combate a esta praga são os insumos biológicos, que incluem até mesmo a utilização de fungos. A grande vantagem deste método está no fato de não ameaçar a saúde humana, trazendo mais agilidade para o produtor e segurança para o consumidor final.

"Na prática, o combate da broca-do-café pode ser feito por meio da pulverização de fungos que são nocivos apenas para o inseto, e não causam males aos seres humanos. Quando o inseto morre, os outros que entrarem em contato com ele também serão contaminados pelos fungos. Aos poucos, ocorre uma verdadeira 'epidemia' entre as pragas, livrando a lavoura deste mal. É uma solução extremamente viável, já que com produtos químicos, há a necessidade de uma série de cuidados para evitar danos às pessoas ", comenta Artur Teixeira, coordenador técnico do Grupo Vital, holding que oferece soluções sustentáveis ao agronegócio e detentora de grandes marcas como a VitalForce e a CropLife Brasil

O fungo utilizado no combate à broca-do-café é o beauveria bassiana. Além deste inseto, ele combate também outros como o bicho-mineiro e a cochonilha, que também são prejudiciais para a cultura do café. Diferentemente de outros defensivos agrícolas, os insumos biológicos à base de fungos permitem o consumo dos alimentos produzidos na lavoura com um tempo muito reduzido de espera. Isso ocorre porque eles não têm elementos químicos prejudiciais à saúde em sua composição. São organismos vivos que voltam para a natureza e estimulam um processo natural para proteger a lavoura.

"Nós estamos combatendo uma praga criada pela natureza com outra forma de vida da natureza, ou seja, não há algo químico ou artificial. É uma solução 100% natural que visa trazer mais qualidade a lavoura e melhores resultados ao produtor, tudo isto com segurança", finaliza Artur.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem