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Hetrin realiza primeiro curso de formação de auditores internos do IMED

 Auditoria acontecerá em todos
os setores do hospital, avançando em processos contínuos de melhorias



O
Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – realizou
no mês de abril o primeiro Curso de Formação de Auditores Internos do Instituto
Médico de Ensino e Desenvolvimento - IMED, organização social responsável pela
administração da unidade. O curso ministrado pela Analista de Qualidade, Laiany
Miranda, teve a duração de quatro dias e contou com a presença de colaboradores
selecionados pela diretoria da unidade para passarem pela qualificação.



O
processo de auditoria interna corresponde à análise das atividades no ambiente
hospitalar para verificar se os processos desempenhados seguem os padrões de
qualidade e segurança do paciente estabelecidos. Apesar de ser realizada
internamente, o maior beneficiado desse processo é o paciente, já que todas as
melhorias implementadas, a partir das auditorias, influenciam no atendimento
assistencial da unidade.



Com a
formação dos auditores, o Hetrin promoveu o ciclo de primeira auditoria interna
abrangendo todos os setores do hospital. O principal foco é nas atividades do
dia a dia, tanto nas etapas de atendimento do paciente, desde a recepção até o
momento da alta, quanto nos processos administrativos. Para a diretora da
unidade, Vânia Fernandes, os auditores são fundamentais para o processo de
melhoria contínua da unidade. “A implantação da auditoria interna é um passo
que avançamos para um processo contínuo de melhorias frente às fragilidades
encontradas e, assim, aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados”, afirma.



Durante
o processo, os auditores seguem diversos checklists elaborados pela enfermeira
da qualidade do Instituto de Medicina, Educação e Desenvolvimento (IMED), Janaína
Saito. O documento analisa quatro grupos de requisitos que são essenciais ao
hospital – infraestrutura e equipamentos; gestão; técnica operacional e gestão
de riscos – e a partir da observação e de evidências nos postos de trabalho, é
realizada uma classificação de cada item como: ‘conforme’, quando tudo está
sendo realizado como é esperado; ‘parcial conforme’, quando o processo está em
implementação ou ainda não possui documentos comprovatórios; ou ‘não conforme’,
quando faltam protocolos e ações essenciais para a rotina hospitalar.



As
avaliações realizadas nas auditorias resultam em um relatório com pontos de
melhoria e para cada não conformidade, um plano de ação é elaborado e aprovado
para o avanço dos serviços prestados. Por isso, o processo auxilia na
identificação e correção de falhas dos processos; melhora a qualidade do
atendimento; ajuda no crescimento financeiro sustentável; e possibilita a
avaliação dos serviços prestados. Tudo para atender as necessidades da
comunidade, com foco na excelência da qualidade assistencial.



Assessoria de Comunicação do Hospital
Estadual de Trindade



Isabela Maione –
isabela.maione@ecco.inf.br

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